Máquinas Agrícolas e seus mecanismos de desgaste

máquinas agrícolas

As máquinas agrícolas, apesar de sua constante evolução, ainda sofrem de um problema comum no setor do agronegócio: os mecanismos de desgastes. Identificá-los, evitá-los e corrigi-los é um dos grandes desafios dos engenheiros de produto de indústrias que produzem máquinas para a agricultura.

O primeiro passo para que se consiga produzir mais, é reduzir o número de paradas de máquinas, não programadas, para manutenção corretiva. Para isso é fundamental acompanhar indicadores de manutenção. Além de reduzir custos, a prática traz muito mais produtividade e consquentemente um maior lucro líquido.

Entender sobre tribologia e quais são os principais mecanismos de desgastes encontrados em peças de máquinas agrícolas ajuda não só o engeheiro de produto a oferecer máquinas com maior resistência e durabilidade, mas também ao produtor, que consegue identificar com mais rapidez os problemas apresentados em seu equipamento. 

Para entender melhor como acontecem e quais os pricipais mecanismos de desgastes em máquinas agrícolas, preparamos um material orientativo. Para acessar é só clicar na imagem abaixo:

                                   máquinas-agricolas-e-mecanismos-de-desgastes