Gestão da manutenção: melhore seus resultados

gestao da manutencao

A gestão da manutenção é responsável por supervisionar regularmente o funcionamento de máquinas, equipamentos, instalações etc. Quando a gestão da manutenção é feita de maneira eficaz, paradas obrigatórias por conta de equipamentos quebrados são evitadas, assim como diminui-se o risco de desperdício de dinheiro em retrabalhos

O principal objetivo da gestão da manutenção industrial é programar o trabalho de forma eficiente, controlando os custos e garantindo os níveis de disponibilidade da planta..Isso implica necessariamente na forte atuação por parte dos profissionais em atividades que resultem na melhoria dos principais indicadores, como os de disponibilidade da planta e nos custos necessários para realizar essas atividades.

Leia também: Indicador OEE: aumento de 1% resulta em um lucro líquido 7% maior

É de conhecimento que o profissional de gestão da manutenção necessita de um amplo conhecimento de diversos tipos de soluções. Cada processo industrial tem as suas peculiaridades e nós podemos concluir que é humanamente impossível que o profissional consiga ter conhecimento de tudo. É impossível que um profissional consiga ter conhecimentos aprofundados de elementos de máquinas, lubrificação, modos de falha, mecanismos de desgastes, sistemas de hidráulicos, etc, etc. Mas também temos que observar que a ausênciade uma gestão da manutenção ou a sua ineficiência podem trazer sérios problemas para uma empresa, tais como:

- Aumento de custos: com maquinário, ferramentas e manutenção;

- Menor lucro;

- Maiores riscos de acidentes de trabalho;

- Atrasos na entrega, gerando insatisfação do cliente;

- Atrasos em todo o processo de produção.

Mas como esses profissionais podem trazer melhores resultados pra suas organizações. Um dos grandes vilões dos processos produtivos é o desgaste de peças. É ele que ocasiona redução de velocidade de sistemas produtivos, aumento do número de produtos defeituosos produzidos, paradas de máquinas, etc. Para melhorar o desempenho das peças os profissionais de manutenção de manutenção realizam diversas alterações nas peças e em muitos casos por tentativa e erro, o que torna o processo lento, oneroso e frustante. 

 

A forma como as peças se desgastam são conhecidas como mecanismos de desgastes. Estar atento aos mecanismos de desgastes da indústria, identificando-os previamente e encontrando soluções para eles é a melhor forma de evitar problemas de produção. Os revestimentos contra desgastes ajudam a aumentar a vida útil de peças (e nesse caso aumentam o indicador de MTBF), reduzindo tanto as paradas e aumentando a disponibilidade de equipamentos.

Em muitos casos, esse conhecimento, mesmo que superficial acaba não ajudando e nesse caso recomendamos a utilização de ensaios pra avaliação do desempenho de diversos tipos de materiais. Aqui na Rijeza por exemplo, temos um Centro de Pesquisa e Tecnologia focado em ajudar os profissionais de gestão da manutenção a solucionar esses problemas. É muio conun se obter aumentos de durabilidade de peças de mais de 500% com reduções de custos relativos que podem chegar a até 80% do que se gastava anteriormente.

 

Para ajudar você a entender melhor os processos da manutenção industrial, seus tipos e como cada um deles pode ajudar no seu negócio, preparamos um material em PDF que você pode baixar aqui.