Gestão da manutenção: melhore seus resultados

gestao da manutencao

A gestão da manutenção é responsável por supervisionar regularmente o funcionamento de máquinas, equipamentos, instalações etc. Quando a gestão da manutenção é feita de maneira eficaz, paradas obrigatórias por conta de equipamentos quebrados são evitadas, assim como diminui-se o risco de desperdício de dinheiro em retrabalhos

O principal objetivo da gestão da manutenção industrial é programar o trabalho de forma eficiente, controlando os custos e garantindo os níveis de disponibilidade da planta..

Leia também: Indicador OEE: aumento de 1% resulta em um lucro líquido 7% maior

A falta de uma gestão da manutenção pode trazer vários problemas para a indústria, tais como:

- Aumento de custos: com maquinário, ferramentas e manutenção;

- Menor lucro;

- Maiores riscos de acidentes de trabalho;

- Atrasos na entrega, gerando insatisfação do cliente;

- Atrasos em todo o processo de produção.

Estar atento aos mecanismos de desgastes da indústria, identificando-os previamente e encontrando soluções para eles é a melhor forma de evitar problemas de produção. Os revestimentos contra desgastes ajudam a aumentar a vida útil de peças (e nesse caso aumentam o indicador de MTBF), reduzindo tanto as paradas e aumentando a disponibilidade de equipamentos.

 

Para ajudar você a entender melhor os processos da manutenção industrial, seus tipos e como cada um deles pode ajudar no seu negócio, preparamos um material em PDF que você pode baixar aqui.