Apresentações e Estudos de Caso

Soluções Contra Desgastes para Usinas Hidrelétricas

Peças de Usinas Hidrelétricas como Rotores Kaplan, Francis e Pelton, palhetas diretrizes, tampas, mancais, sofrem desgaste por abrasão e erosão devido à ação de partículas sólidas presentes na água do rio. Esse problema acarreta na perda de eficiência dos equipamentos tendo como consequência a parada para manutenção e eventualmente substituição das peças. Veja nesse documento os principais materiais para solução contra desgastes de peças de hidrelétricas.

Centro de pesquisa e tecnlogia

Conheça nossa estrutura e nossas soluções contra desgastes.

Corrosão galvânica: Como acontece e como prevenir

A corrosão galvânica é um processo eletroquímico. Todos os metais possuem potenciais eletroquímicos diferentes entre si. Quando dois metais de potenciais diferentes entram em contato elétrico e estão imersos em um eletrólito, um dos metais sofre o processo de corrosão. Quer saber mais sobre esse mecanismo de desgaste? Faça o download do nosso material.

5 dicas importantes sobre o Carboneto de Tungstênio

O Carboneto de Tungstênio é muito utilizado em desgastes por abrasão, adesão e erosão devido a sua dureza. Porém, é preciso estar atento para alguns detalhes importantes e que podem ser fundamentais para o sucesso do projeto. Faça download do material e confira 5 dicas importantes sobre o Carboneto de Tungstênio.

Metal Patente - Conheça as principais ligas

Nesse material você encontra as ligas de metal patente mais comuns e mais utilizadas na indústria.

Estudo de caso: Aumento de 500% na vida útil de peças de plantadeiras de soja

Nesse material você vai descobrir como um produtor de soja aumentou a vida útil do facão da plantadeira em 500%, gerando mais produtividade e reduzindo os custos de manutenção e de perdas por conta de paradas de máquinas.

Tipos de Manutenção Industrial

Saiba mais sobre os tipos de manutenção industrial mais utilizados.

Case de Sucesso: Cone de Reenvio do processo de fabricação de fio de cobre esmaltado.

O cone de reenvio é responsável pela passagem do fio de cobre pelo processo de aplicação do verniz de proteção. O fio passa pela sua superfície em alta velocidade e ocasiona o desgaste por abrasão. Veja os impactos gerados, a solução desenvolvida e os ganhos obtidos.

Aumento de Disponibilidade de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH)

O principal risco de uma hidrelétrica é não dispor de energia suficiente para honrar os seus contratos de fornecimento. Uma das grandes causas dessa insuficiência é a indisponibilidade da usina ocasionada por paradas para manutenção. Veja nesse case de sucesso como foi possível aumentar a disponibilidade de uma Pequena Central Hidrelétrica com um projeto de aplicação de revestimentos contra desgastes.

Como escolher um revestimento contra desgastes?

Esse boletim técnico foi preparado para profissionais que trabalham em Engenharia de Produto e de Engenharia de Manutenção. Ele apresenta um método orientativo, bastante simples, para ajudar esses profissionais na especificação de da melhor alternativa técnica e econômica de revestimentos contra desgastes.