Corrosão uniforme: o que é e como evitar

corrosao uniforme

A corrosão uniforme é uma das formas de corrosão mais comuns encontradas no nosso dia a dia. Porém, ainda causa grande prejuízo devido à falta de ações preventivas realizadas nos locais onde ela ocorre.

Como ocorre a corrosão uniforme?

O termo corrosão uniforme é dado justamente por que ela ocorre de maneira igual em toda a superfície metálica que está exposta ao meio corrosivo. Ela ocorre devido à micropilhas de ações localizadas e gera uma perda de material homogênea em toda a superfície. 

Na indústria, a corrosão uniforme pode ser encontrada em estruturas, tubulações entre outros e em muitos casos é monitorada de forma permanente por sistemas de medição.

A falta de ações corretivas ou preventivas sobre superfícies que são atacadas pela corrosão uniforme pode ocasionar em graves problemas. Em estruturas metálicas, por exemplo, a perda de material gerada pelo processo de corrosão pode resultar na redução de sua resistência mecânica e ocasionar acidentes que podem ser fatais.

Você sabe como proteger superfícies da corrosão uniforme? Nós preparamos um infográfico com essa informação pra ajudar você. Clique aqui e baixe o material em pdf.