O que é desgaste por erosão? Como prevenir?

Desgaste por Erosão

O desgaste é a perda progressiva de um material devido ao movimento relativo entre a superfície e a substância com a qual este entra em contato. Existem diversos tipos de desgastes, sendo por fadiga (de contato, térmica e curva S-N), fricção, cavitação, adesão, abrasão e também por erosão, que é o que falaremso hoje. 

O que é desgaste por erosão?

O Desgaste por Erosoão é caracterizado pela remoção de material pela impacto na superfície de partículas sólidas presentes em um determinado fluído. Esse tipo de desgaste é encontrado em peças de máquinas tais como pás de ventiladores e exaustores industriais, pás de turbinas de hidrelétricas, distribuidores de adubos, tubulações, entre outros.

No desgaste por erosão em algumas situações a peça chega a furar e perder a eficiência no processo e parar o equipamento.

Como prevenir?

O primeiro passo para prevenir o desgaste erosivo é entender identificar o fluído, o agente erodente e o material base da peça. Quanto mais a partícula que está gerando o desgaste estiver impactando a superfície em ângulos baixos, mais propenso é a utilização de materiais duros, como, por exemplo, superfícies de pás de turbinas. Nesse caso, a utilização de revestimentos aplicados por aspersão térmica é uma alternativa viável. Se a temperatura de trabalho for interior a 400º C o Carboneto de Tungstênio é o material mais adequado. Para ambientes com temperaturas superiores a 400ºC recomenda-se a utilizadção do Carboneto de Cromo.

Assista esse conteúdo em vídeo também:

Conheça mais sobre o desgaste por erosão clicando no botão abaixo e evite esse tipo de problema em suas peças:


 

Galeria de fotos: 
< >
Desgaste por ErosãoDesgaste por ErosãoDesgaste por ErosãoDesgaste por Erosão
<
Desgaste por ErosãoDesgaste por ErosãoDesgaste por ErosãoDesgaste por Erosão
>