Manutenção Corretiva e Preventiva

Manutenção Corretiva e Preventiva

Manutenção Corretiva e Preventiva são tipos de manutenção utilizados para manter os equipamentos de produção nas condições ideais de funcionamento, com confiabilidade. São atividades cada vez mais estratégicas para a garantia da produtividade e lucratividade das empresas.

Mas qual as principais diferenças entre a manutenção corretiva e preventiva? Como os prórprios nomes sugerem, a manutenção preventiva ocorre de maneira planejada, antes de ocorrer a falha no equipamento. Já a manutenção corretiva é realizada no momento da falha. Isso não quer dizer que uma é melhor ou pior do que a outra. Por exemplo, em componentes que não são críticos, são de simples e de baixo valor, pode ser vantajoso a operação até a falha, o que quer dizer que até mesmo a manutenção corretiva pode ser, de certa forma, planejada.

Mas como melhorar o desempenho da manutenção corretiva e preventiva? Bem, esse é um processo de acompanhamento diário realizado pelos gestores de manutenção. E eles balizam suas decisões a partir do acompanhamento de indicadores de desempenho relacionados ao tempo entre falha (MTBF), tempo para reparo (MTTR) e disponibilidade, além de, é claro, o custo de manutenção. Todos eles são fortemente impactados pelos desgastes de peças.

 

Leia também: Mecanismos de Desgastes - Aprenda a identificar.

 

Mas você sabe como calcular esses indicadores e como gerar melhorias que realmente impactam nos resultados das atividades de manutenção corretiva e preventiva? Nós preparamos um infográfico apresentando esses conceitos e com algumas sugestões que se utilizadas podem trazer resultados expressivos pras empresas dos mais variados segmentos da indústria.

 

Pra baixar o material é só acessar o link: Principais indicadores de Manutenção