Manutenção Corretiva

manutenção corretiva

A manutenção corretiva consiste na substituição de peças desgastadas nos equipamentos industriais, em períodos não planejados pelos planos de manutenção. É o pior tipo de manutenção industrial que pode ocorrer nas empresas.

Empresas que possuem elevado nível de manutenção corretiva possuem grandes prejuízos financeiros devido à fatores como:

1 - Perdas de produção devido à necessidade de parada de máquinas para substituição de peças: A troca de peças durante a manutenção corretiva é demorada. Em muitas situações, muito tempo é perdido até que se consiga identificar o componente danificado. Em caso de a empresa não possuir item no estoque, a situação fica ainda pior.

2 - Estoques desnecessários de elementos de desgastes caros. 

3 - Necessidade de trabalho da equipe de manutenção em regime de urgência, com elevado nível de horas extras.

4 - Em muitos casos, é difícil encontrar a peça a ser substituída no mercado à pronta entrega: A manutenção corretiva não tem hora para ocorrer. Ela pode acontecer a qualquer momento, inclusive no meio da madrugada. Nesse período é difícil encontrar profissionais disponíveis, estabelecimentos comerciais abertos, transportes, etc.

Mas você sabe por que a manutenção corretiva acontece?

A manutenção corretiva, na prática, acontece em dois tipos de situações:

1 - Equipamentos não controlados: A manutenção corretiva é bem comum em empresas que não possuem uma gestão de manutenção profissionalizada. O foco da manutenção é nos equipamentos considerados mais críticos e mesmo assim não é realizado um estudo e acompanhamento profundo dos problemas que podem ser encontrados.

2 - Ambientes agressivos: Em diversos ramos da indústria (como siderurgia, mineração, agricultura, petróleo e gás, hidrogeração), os equipamentos trabalhos em meios muito agressivos e necessitam de operação contínua por longos. Nesses casos, suas peças sofrem com diversos mecanismos de desgastes  (como desgaste por abrasão, por exemploque agem sobre as suas superfícies. Os gestores de manutenção conhecem a grande maioria dos problemas. Nesses casos é bem comum a existência de projetos complexos, com estudos aprofundados que tem como objetivo melhorar essa condição. O que acontece muitas vezes é que as soluções estão gerando melhoras, mas ainda com pouca confiabilidade. 

Em 15 anos de empresa, já visitamos a área de manutenção de diversas empresas dos mais variados ramos da indústria. É notória a preocupação com a melhoria do desempenho industrial e com os avanços que os profissionais dessa área tem conquistado. Esses fatores têm permitido o trabalho em conjunto para a identificação de oportunidades que estão trazendo conhecimentos e resultados impressionantes para os envolvidos nesse processo de desenvolvimento.

Até aí tudo bem, mas até o momento não tínhamos a clareza de como poderíamos ajudar as empresas a melhorar os seus resultados de gestão de manuteção reduzindo a manutenção corretiva com soluções que garantissem confiabilidade.

 

Centro de Pesquisa e Tecnologia para Redução de Custos de Manutenção

Há 5 anos implantamos um centro de pesquisa e tecnologia para gerar desenvolvimentos de soluções contra desgastes de diversos tipos de peças industriais. Esse ambiente estava sendo utilizado unica e exclusivamente pela Rijeza. Os resultados eram interessantes, mas o sentimento era de que ainda poderia ser feito muito mais. Tínhamos a impressão de que não estávamos com todas as informações necessárias para gerar a melhor solução pro cliente. Foi então que tivemos o insight de realizar trabalhos compartilhados e, há praticamente 2 anos, decidimos abrir esse espaço com custo zero para nossos clientes e potenciais clientes desenvolverem soluções que aumentem a durabilidade de peças com confiabilidade e redução dos custos de manutenção corretiva.

O desenvolvimento em parceria tem trazido resultados incríveis por que a abertura mútua de informações permite que se consiga uma solução ótima num espaço de tempo muito menor e com menores custos para todos os envolvidos. Já realizamos desenvolvimentos para empresas do ramo de siderurgia, agricultura, papel e celulose e hidrogeração. 

 

Eu quero mostrar pra vocês 3 resultados que tem se repetido nesses projetos de desenvolvimento:

1 - Aumento de durabilidade: Conseguimos aumentar a vida útil de peças em mais de 400%. E o melhor de tudo é que essa melhoria de desempenho está associada com confiabilidade. Sabe qual a principal causa desse excelente resultado? Com certeza é a abertura total das informações. Para que se consiga solucionar um problema de desgaste, é importante que todas as variáveis do processo sejam conhecidas. Variáveis como temperatura, rotações, pressões, materiais que estão sendo processados., etc. Evidente que para que para isso é importante a parceria no sentido de preservação do sigilo industrial. Esse resultado permitiu que os gestores de manutenção tornassem a manutenção corretiva dessas peças em manutenção preventiva.

 

2 - Redução de custo operacional: A especificação de duas ou três alternativas de revestimentos contra desgastes permite que se consiga, com processos de validação, escolher a alternativa que proporcione os melhores resultados econômicos para a aplicação. As alternativas propostas são previamente testadas em bancada no centro de pesquisa e tecnologia da Rijeza e são consideradas de grande potencial de ganho. Em muitos casos, foi possível reduzir o custo de aquisição de determinadas peças do processo produtivo em mais de 50%. Se for considerado o custo e os riscos envolvidos na parada para manutenção esses resultados são ainda maiores

 

3 - Aumento da produtividade: A redução da necessidade de paradas para manutenção corretiva  para substituição de peças permitiu que as empresas tivessem  uma maior disponibilidade de equipamentos críticos para produção e as paradas passaram ser realizadas somente em períodos planejados.

 

Ainda temos muito para evoluir em termos de pesquisa aplicada, mas nesses primeiros passos temos tido experiências muito gratificantes.

 

Conheça o nosso Centro de Pesquisa e Tecnologia para redução de custos de manutenção e aumento de produtividade