Indicador OEE: aumento de 1% resulta em um lucro líquido 7% maior

indicador oee

O indicador OEE é amplamente utilizado na indústria para verificar o quanto a empresa está utilizando os recursos disponíveis (máquinas, mão-de-obra e materiais) na produção. A grande vantagem desse indicador é que ele desmembra a eficiência baseado em três indicadores:
 

Disponibilidade: É a relação entre o tempo que o equipamento estava operando, comparado ao total do tempo disponível para ser utilizado.
 

Performance: É a relação entre a velocidade que o equipamento trabalhou com a velocidade padrão que ele deveria operar. A perda por performance é o tempo em que ele trabalhou abaixo da velocidade ou ritmo adequado.
 

Qualidade: É a relação entre o tempo de produção total pelo tempo perdido com a fabricação de peças defeituosas.
 

O desgaste de peças reduz a performance dos equipamentos, a qualidade do produto produzido e consequentemente a empresa necessita gerar uma parada de equipamento para substituição, o que diminui a disponibilidade do equipamento.
 

Para descobrir o indicador OEE da sua empresa, basta fazer a soma dos resultados da disponibilidade, performance e qualidade. Quanto mais próximo de 100% estiver, melhor será. Aumentar em 1% o OEE de sua empresa reflete em 3 a 7% mais lucro líquido. Imagine então aumentar seu OEE em 10% ou mais!
 

Para ajudar nesse processo, criamos uma planilha de cálculo de indicador OEE para que você acompanhe esse indicador, melhorando o percentual e aumentando os lucros de produção. Clique aqui para fazer o download.