Ensaio de Dureza

Ensaio de Dureza | Rijeza Metalurgia

Aqui na Rijeza fornecemos serviço de ensaio de dureza, mas você sabe exatamente a finalidade desse ensaio e a diferença entre os métodos? O ensaio de dureza é um método utilizado para avaliação dessa propriedade mecânica (dureza) muito utilizada na especificação de materiais nas empresas de diversos segmentos da indústria. Ele é utilizado para atender 3 objetivos:

1 - Ter um conhecimento aproximado da resistência mecânica de um determinado material;

2 - Inspecionar o resultado de um tratamento térmico;

3 - Avaliar a resistência ao desgaste por abrasão e desgaste por erosão dos  materiais.

O ensaio de dureza é considerado um ensaio não destrutivo. Ele deixa uma pequena marca na peça que não compromete o seu desempenho técnico e é um dios ensaios mecânicos mais populares nas indústrias.

Existem diversos meios de realizar o ensaio de dureza. Atualmente, o método mais utilizado é o por penetração, no qual uma carga é realizada por um determinado período de tempo sobre um penetrador. A dureza é avaliada através da deformação deixada na superfície da peça.

Aqui na Rijeza, realizamos os seguintes ensaios de dureza:

1 - Dureza Vickers, da qual, método leva-se em conta a relação ideal entre o diâmetro da esfera do penetrador Brinell e o diâmetro da calota esférica obtida, utilizando ainda outro tipo de penetrador, que possibilita medir qualquer valor de dureza, incluindo desde os materiais mais duros até os mais moles. 

2 - Dureza Rockwell, este método de ensaio apresenta algumas vantagens em relação ensaio de dureza Brinell, pois permite avaliar a dureza de metais diversos, desde os mais moles até os mais duros.

3 - Dureza Brinell, que comprime-se lentamente uma esfera de aço temperado sobre uma superfície plana, polida e limpa de um metal, por meio de uma carga, durante certo tempo, produzindo uma calota esférica.

4 - DurezaKnoop, que é utilizado para a medição de dureza sobre áreas muito pequenas, micro-dureza, na qual um penetrador de diamante, com formato piramidal, é pressionado contra uma superfície devidamente polida.

Utilizamos essas medições para avaliar e comparar o resultado dos nossos revestimentos, assim como para o desenvolvimento de novas ligas para o mercado.

Realizar o ensaio de dureza dos revestimentos é uma das etapas do desenvolvimento dos materiais por que é uma das informações utilizadas no comparativo de resistência ao desgaste dos materiais. Mas cuidado, nem sempre a dureza é o que vai proporcionar o melhor desempenho dos materiais. O ambiente no qual ele está trabalhando também deve ser avaliado e nesse caso o conhecimento sobre tribologia passar ser de extrema importância. Mas isso é tema para outro post.

Lembrando que  podemos realizar esse serviço pra sua empresa. Se você está necessitando desse tipo de serviço, acesse o botão abaixo pra enviar a sua solicitação de cotação

solicite uma proposta