Como evitar reclamações de clientes devido a falhas do produto?

Falhas do produto pode ser uma das principais fontes de insatisfação dos clientes. Entender porque elas ocorrem nos nossos produtos é primordial para que possamos evita-las. Precisamos trabalhar na raiz dos problemas para entregarmos um produto confiável. O produto que atende perfeitamente às solicitações de funcionamento com confiabilidade é aquele que vai proporcionar maior retorno sobre investimento e garantir a satisfação e a fidelidade do cliente.

As falhas do produto fornecido para um cliente podem resultar em diversos problemas para um fabricante, tais como:

1 – Custos com retrabalhos e garantias: O desgaste prematuro de peças, por exemplo, pode ser uma causa da redução do desempenho de um equipamento. O cliente possui conhecimento aprofundado do produto que está adquirindo e exige garantia do desempenho prometido.

2 – Perda de competitividade: O produto com baixo desempenho gera custos para o usuário e se torna um ponto fraco para futuras negociações em mercados de alta concorrência.

Mas como podemos nos evitar as falhas do produto, desde o projeto? Primeiramente, precisamos definir o conceito do termo falha (ou quebra) nos equipamentos.

Significa a ausência da função do equipamento. É a inoperância que o impede de produzir e gerar valor. Ela pode ser total, ou parcial, quando o equipamento pode apresentar falhas de rendimento, baixa produtividade ou comprometimento da qualidade do trabalho que ela está destinada a produzir. Significa que o componente fica inoperante, ou sem capacidade de executar sua função satisfatoriamente.

Obviamente, a falha é um evento indesejável, expondo seu cliente à paradas para manutenção e perdas de produção, e consequentemente, à insatisfação com o produto que sua empresa forneceu.

Para o fabricante, evitar a falha, ou na impossibilidade de elimina-la, diminuir a sua frequência, representa um aumento de competitividade do equipamento ou componente fornecido. Mais do que isso, remete à uma maior satisfação do cliente com o produto.

As falhas podem ocorrer por operações incorretas, negligências ou por deterioração causada pelos diversos tipos de desgaste. E é nesse tipo de ocorrência que, como fabricante, é possível atuar, detectando e entendendo com quais mecanismos de desgaste os equipamentos ou componentes sofrem e fazendo a escolha correta de materiais, tratamentos e revestimentos pelo qual pode-se aumentar a vida útil das peças.
Para facilitar o entendimento, podemos resumir esse processo em  3 etapas:

1. Identificar os pontos de falhas e desgaste: definir quais peças ou componentes estão gerando falhas. Identificar quais peças param mais vezes e/ou que demoram mais para serem substituídas, causando perdas por paradas de máquina para manutenção no cliente;

2. Definir o mecanismo de desgaste que o componente sofre: saber de que forma a peça gasta, reconhecer quais mecanismos de desgastes (Leia também: Tribologia – O que é?)atacam os componentes, é tarefa fundamental para a melhor seleção de material. Os mecanismos de desgaste podem ser abrasivos, erosivos, adesivos, por fadiga e gerados por interações tribo-químicas, por corrosão.

3. Fazer a escolha correta do material para proteção: A partir do conhecimento do mecanismo de desgaste que está atuando na superfície, podemos estipular quais materiais, tratamentos e/ou revestimentos contra desgastes podemos utilizar no componente para combate à falha. Materiais duros, como os carbonetos de tungstênio e carbonetos de cromo por exemplo, são ótimas alternativas contra o desgaste por erosão e abrasão. Revestimentos com molibdênio são opções para desgaste por deslizamento, e níquel, cromo ou alumínio protegem contra muitos casos de corrosão.

Seguindo corretamente estes passos, podemos concluir que existem inúmeras possibilidades para que possamos aumentar a satisfação do cliente com os equipamentos que vendemos. Devemos ter em mente a importância da disponibilidade do produto fornecido. Prover um produto resistente e que falha menos, também é uma forma de inovar e nos diferenciar dos concorrentes.

Veja a seguir como escolher o melhor revestimento contra desgaste de peças.

Estudo de caso

Como escolher um revestimento contra desgastes?

Esse boletim técnico foi preparado para profissionais que trabalham em Engenharia de Produto e de Engenharia de Manutenção.

Revestimentos relacionados

Confira os revestimentos tratados neste estudo de caso para solucionar os problemas de desgastes:

Carboneto de Tungstênio ou popularmente chamado de Carbeto de Tungstênio, ou ainda, Carbureto de Tungstênio

Carboneto de Tungstênio

Revestimento Metálico
Ferro Alto cromo é uma excelente barreira à corrosão

Ferro Alto Cromo

Revestimento Metálico
Revestimento de Carboneto de Tungstênio Cromo

Carboneto de Tungstênio Cromo

Revestimento Metálico
Revestimento de inconel 625

Inconel 625

Revestimento Metálico
Revestimento de Níquel contra desgaste - RIJEZA

Níquel

Revestimento Metálico
metalografia do níquel cromo

Níquel Cromo

Revestimento Metálico

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