Como aumentar a produção e reduzir custos através da manutenção industrial

Como aumentar a produção e reduzir custos através da manutenção industrial

O principal objetivo da manutenção industrial é manter a planta em operação, pelo maior tempo possível, com o menor custo possível e com o mínimo de exposição das pessoas ao risco de acidentes. A manutenção industrial está ano após ano ganhando mais importância nos pilares estratégicos da maioria das empresas do agronegócio, siderurgia, petróleo e gás, mineração, entre outras. Essas empresas gastam até 5% do faturamento com ações de manutenção.

Os resultados de todos os esforços gerados pela manutenção industrial para atingir os objetivos listados acima, são medidos pelos indicadores de disponibilidade global – OEE (Overall Equipment Effectiveness). Não atingir esses objetivos significa comprometer o resultado financeiro da empresa. Esse impacto pode não ser somente no curto prazo, já que a má gestão da manutenção industrial pode trazer problemas que impactam diretamente na satisfação do cliente, tais como:

1 - Atrasos na entrega devido a paradas da planta para realização de manutenção;

2 - Entrega de produtos defeituosos ocasionados por equipamentos que não estão em perfeito estado de funcionamento;

3 - Produtos caros ocasionados por custos elevados nos processos produtivos;

 

As principais causas desses problemas estão relacionadas ao desgaste de peças e ao pouco conhecimento sobre tribologia por parte dos profissionais de manutenção.  As peças dos equipamentos dessas indústrias são submetidas a ambientes bastante agressivos. Elas se desgastam por abrasão, corrosão, erosão, cavitação ou oxidação por temperatura. É comum encontrar situações em que a peça fornecida por um fabricante não utiliza material apropriado para o ambiente de trabalho.

 

Leia também: Tribologia: o que é?

 

A melhoria do desempenho da manutenção industrial passa necessariamente por um maior conhecimento de tribologia dos profissionais dessa área. Não somente de tribologia, mas de seus meios de solução. Aumentar a durabilidade de componentes melhora o desempenho dos indicadores de manutenção (como o de OEE, por exemplo), melhora o desempenho da planta e aumenta a competitividade da organização como um todo.

O profissional de manutenção que consegue absorver esses conhecimentos consegue ser mais assertivo na tomada de decisão, consegue proporcionar melhores resultados para a sua empresa e consegue orientar o foco das suas ações para melhoria de alto impacto e não somente para ações de resultados de curto prazo.

 

Manutenção Industrial na prática

Para melhorar o entendimento é possível usar como exemplo o desgaste por erosão ocasionado em peças de uma Pequena Central Hidrelétrica. Os profissionais de manutenção adotaram os seguintes procedimentos:

1 - Identificaram o mecanismo de desgaste atuando na superfície;

2 - Identificaram o gerador desse mecanismo de desgaste;

3 - Identificaram possíveis soluções para proteger a superfície e aumentar a vida útil desses componentes. Nesse caso, a aplicação de revestimentos metálicos de carboneto de tungstênio aplicado por aspersão térmica foi a escolha.

As ações desses profissionais de manutenção conseguiram proporcionar uma grande melhoria de desempenho da manutenção industrial para a empresa. Foi obtida uma melhor disponibilidade com significativa redução do custo de manutenção. Os resultados encontrados nesse caso puderam ser compartilhados para outras unidades da organização com ganhos ainda maiores.

Quer conhecer os resultados dessa ação? Baixe aqui.