5 motivos pra você especificar revestimento de Carboneto de Tungstênio no seu projeto.

Carboneto de Tungstênio

O revestimento de carboneto de tungstênio é um material que vem sendo amplamente utilizado em diversos segmentos da indútria para resolver problemas de desgaste por abrasão e erosão. Ela é aplicada pelo processo de aspersão térmica e pode trazer grandes benefícios para o produto das empresa.

Muitos profissionais de engenharia de produto acabam não especificando o carboneto de tungstênio nos seus produtos devido ao desconhecimento do material e até mesmo pelo fato de não conhecerem alguns benefícios que podem ser bastante atrativos para os seis produtos.

Pra melhorar o entendimento, nós elencamos 5 grandes motivos para todo engenheiro de produto especififcar o carboneto de tungstênio em elementos que se desgastam por abrasão, erosão e até mesmo corrosão:

1 - Durabilidade: O seu equipamento vai ter uma durabilidade maior para o cliente e isso pode se tornar um grande diferencial competitivo para a sua empresa.

2 - Desempenho: As peças com maior durabilidade proporcionam melhor desempenho do equipamento por um período mais problongado. O nível de produtos defeituosos cai drasticamente.

3 - Flexibilidade: O método de aplicação do revestimento de carbononento de tungstênio (aplicação por aspersão térmica) permite que seja realizado aplicação em uma grande variedade de geometrias de peças, inclusive tratadas termicamente. Também é possível realizar a aplicação em qualquer base metálica ferrosa ou não. Isso quer dizer que é possível projetar uma peça leve (de alumínio, por exemplo) com elevadíssima resistência ao desgaste por abrasão.

4 - Custo / Benefício: Peças revestidas com carboneto de tungstênio podem ter MTBF 1000% superior a outras tecnologias, o que melhora drasticamente a relação custo benefício. 

5 - Dimensional: O fato do carboneto de tungstênio proporcionar elevadíssima resistência à diversos mecanismos de desgaste, é possível realizar projetos de peças mais leves devido a uma menor necessidade de ter massa para desgaste, o que vai tornar o equipamento mais leve e barato. Além disso, as espessuras do revestimento são finas o que torna o carboneto de tungstênio imperceptível na superfície da peça.

O carboneto de tungstênio também tem uma série de outras características que podem ser interessantes pro seu projeto. Então nós resolvemos disponibilizar um material com todas as especificações técnicas desse revestimento. Baixe o documento através do botão abaixo:

Photo by Joao Marcelo Marques on Unsplash