Aspersão térmica: o que é?

Aspersão Térmica

Aspersão térmica é um processo de metalização de peças, ou seja, a aplicação de revestimentos metálicos. Com a aspersão térmica é possível criar uma camada de revestimento que proporciona aumento e durabilidade de peças que operam em ambientes sujeitos a desgastes por abrasão, corrosão, erosão e cavitação.

O processo de aplicação de revestimentos por Aspersão Térmica é composto por três etapas:

1 - Preparação de superfícies, na qual é realizado um processo de limpeza com posterior jateamento para geração de rugosidade;

2 - Aplicação do revestimento

3 - Acabamento (quando necessário)

O processo de aspersão térmica pode ser usado de duas maneiras:

1 - Prevenção de desgastes: o revestimento é aplicado em peças novas, aumentando sua durabilidade de peças em mais de 500%;

2 -  Recuperação dimensional:  em peças já usadas e que já sofreram a ação de algum mecanismo de desgaste.

Mas você conhece as principais vantagens da aplicação de revestimentos pelo processo de Aspersão Térmica? Vaje abaixo 3 das mais importantes:

1 - Temperatura de aplicação: A temperatura de aplicação dos revestimentos aplicados por aspersão térmica é baixa (máximo 180ºC). Isso quer dizer que a peça não sofre deformações e nem perde tratamentos térmicos que já tiverem sido realizados para obtenção de resistência mecânica.

2 - Espessuras de camada: Podem ser realizadas desde camadas bastante finas, até camadas com espessuras superiores a 5 mm (dependendo do material).

3 - Quantidade de ligas disponíveis: A grande quantidade de materiais disponíveis para aplicação proporciona que sejam desenvolvidos revestimentos customizados para cada ambiente de trabalho, com melhor aproveitamento da relação custo benefício.

As ligas mais populares e disponíveis atualmente no mercado para a aplicação do revestimento por aspersão térmica são:

- Alumínio;

- Zinco;

- Aço Inox;

- Níquel;

- Níquel Cromo;

- Stellite 6;

- Metal Patente;

- Inconel 625;

- Carboneto de Cromo;

- Carboneto de Tungstênio.

A aspersão térmica é um processo muito importante para a indústria, pois substitui outros processos tradicionalmente implantados, como a aplicação de cromo duro eletrolítico, por exemplo, sem gerar impactos ambientais, proporcionando uma durabilidade muito superior. É utilizado em diversos ramos da indústria, em aplicações tais como:

- SIDERURGIA, para revestimentos em hastes hidráulicas, anéis de vedação, rolos de processo de zincagem, entre outros;

- AGRICULTURA, para revestimento de parafusos e facas de corte, por exemplo.

- PETRÓLEO, para revestir válvulas de esfera, válvulas de gaveta, luvas protetoras de eixos de bomba, rotores de bomba e mancais de deslizamento.

HIDROGERAÇÃO, para revestir pás de turbina Kaplan, pás Pelton, mancais, palhetas diretrizes, agulhas e tampas.

 

Quer saber tudo sobre aspersão térmica? Baixe o E-book: Tudo o que você precisa saber sobre aspersão térmica.