Stellite 6: resistência a desgastes por corrosão e abrasão em altas temperaturas

Stellite 6: resistência a desgastes por corrosão e abrasão em altas temperaturas

O Stellite 6 é uma das ligas base Cobalto mais populares na indústria. Ela é resistente à temperatura e tem capacidade de manter uma boa dureza em temperaturas de até 800ºC. Tem excelente resistência ao desgaste por Galling e por isso é amplamente utilizado em sedes de válvulas.

Ela é formada de carbonetos dispersos em uma matriz de cobalto cromo. É muito resistente ao desgaste por abrasão, galling (desgaste por adesão) e desgaste por corrosão. O mais importante é que ela consegue manter essas propriedades quando à superfície é exposta a temperaturas elevadas.

Resistência à Corrosão

O potencial elétrico do revestimento de Stellite 6, na água do mar, em temperatura ambiente, é de -0,25V. Assim como o aço inoxidável, o revestimento de Stellite 6, quando exposto à ambientes salinos ou soluções com cloretos, sofre corrosão por pites e não por perda de massa generalizada.

Resistência à Abrasão

O revestimento de Stellite 6 é resistente ao desgaste por abrasão severa e ao desgaste por galling (desgaste por adesão). O desgaste por abrasão é medido através de ensaio de roda de borracha, normalizado pela ASTM G-65. Os melhores desempenhos de resistência à abrasão desse material são obtidos em temperaturas acima de 350 ºC devido a manutenção das suas características nesse ambiente.

 

Baixe aqui o boletim técnico da liga Stellite 6 descubra os melhores usos, processos de aplicação, comparativo com outras ligas e muito mais.