Problemas de desgaste em mancais? Invista na aplicação de metal patente por aspersão térmica

Mancais de deslizamento com revestimento de metal patente por aspersão térmica

Os mancais são dispositivos utilizados para suportar cargas e dar apoio adequado e necessário aos eixos e componentes gerais de uma transmissão. Geralmente são utilizados dois tipos mais comuns de mancais: os mancais de deslizamento (escorregamento) e os mancais de rolamento (antifricção). Nesse material iremos focar nos mancais de deslizamento.

 

O funcionamento de um mancal de deslizamento depende da formação de uma película de lubrificante (contato do eixo x mancal), que acontece a partir do movimento relativo de escorregamento entre as partes. Com isso temos coeficientes de atrito sensivelmente mais elevados e um elevado consumo de lubrificante.

 

A falta de manutenção pode acarretar em desgastes e consequentemente ocasionar falhas operacionais nos mancais de deslizamento. Entre os mecanismos de desgastes estão:

 

- Desgaste por Corrosão

- Desgaste por adesão

- Desgaste por abrasão

- Desgaste por fadiga

- Desgaste por atrito

- Desgaste por contato ou aderência

 

Leia também: O que é e como funciona a tecnologia de metalização de peças?

 

Para aumentar a durabilidade dos mancais e consequentemente reduzir custos com manutenção, é fundamental manter uma lubrificação adequada e investir em revestimentos contra desgastes com maior resistência ao atrito, como é o caso do metal patente. A liga pode ser utilizada tanto de forma preventiva, criando um revestimento que reduz a ação dos mecanismos de desgastes, quanto de forma corretiva, onde é feita a recuperação de peças que já apresentam falhas devido ao desgaste.

 

A qualidade do processo de recuperação é essencial para o desempenho do equipamento na reinserção no campo fabril. O método mais vantajoso que encontramos hoje no mercado é a aplicação de revestimento de metal patente pelo processo de aspersão térmica, que consiste em projetar partículas da liga metálica, fundida, sobre a superfície preparada.

 

Entre as principais vantagens da aplicação do metal patente pelo precesso de aspersão térmica estão:

 

1 - Versatilidade: pode ser aplicado em peças dos mais variados formatos e tamanhos

2 - Padronização: o metal patente é depositado por processo robótico, dando uniformidade à camada

3 -  Maior vida útil: o revestimento de metal patente aplicado pelo processo de aspersão térmica possui um coeficiente de atrito ligeiramente mais elevado, porém possui vida útil superior aos processos por centrifugação e por gravidade.

 

Quer saber mais sobre o revestimento de metal patente? Baixe gratuitamente o nosso e-book: 10 dicas sobre o revestimento de metal patente (Babbit)