Metal patente aplicado por aspersão térmica: por que escolher essa opção?

Aplicação de metal patente por aspersão térmica

A aplicação de metal patente já é tradicional e amplamente utilizada em mancais de deslizamento de máquinas industriais. Isso porque essas ligas proporcionam baixo coeficiente de deslizamento entre as superfícies.
 

Os métodos mais tradicionais para aplicação do revestimento de metal patente nesse tipo de peças são por centrifugação e pelo método estático. Porém, recentemente, uma nova tecnologia para a aplicação desse material foi desenvolvida: a aplicação de metal patente pelo processo de aspersão térmica. Nesse processo, partículas fundidas do metal patente são projetadas contra a superfície previamente preparada.
 

Muito mais que utilizar uma nova tecnologia, o processo de aspersão térmica para esse tipo de aplicação traz muitas vantagens quando comparado com os métodos de aplicação por centrifugação e métodos estáticos.
 

Leia também: O que é e como funciona a tecnologia de metalização de peças?

 

As vantagens da aplicação de metal patente por aspersão térmica são inúmeras, mas abaixo iremos citar as 3 que consideramos mais importantes:
 

  1. Facilidade de aplicação: Enquanto o método por centrifugação só pode ser utilizado para peças com perfis simétricos e superfícies cilíndricas, no método por aspersão térmica podem ser revestidas superfícies de qualquer geometria. Essa possibilidade também existem no método estático, porém com controles operacionais bastante comprometidos e com grandes chances de falhas na interface entre o revestimento e a superfície de ancoramento.

     

  2.  Maior resistência do revestimento: O método de aplicação por aspersão térmica garante um maior controle operacional do processo. Isso porque o processo de solidificação das partículas ocorre numa fração de segundo e consegue garantir uma maior homogeneidade do material aplicado. O revestimento aplicado por aspersão térmica possui maior nível de resistência ao deslizamento e proporciona maior vida útil do componente.

     

  3. Velocidade da aplicação: A aplicação do metal patente por aspersão térmica é rápida. Basta fazer a preparação da superfície e realizar a aplicação. Em questão de horas é possível ter uma peça revestida. Essa possibilidade é bastante interessante para áreas de manutenção que necessitam recuperar o dimensional de uma peça desgastada em um curto espaço de tempo.

 

Quer conhecer as características técnicas do metal patente aplicado por aspersão térmica? Baixe aqui o boletim técnico.