Inconel: Propriedades e aplicações na indústria

Você sabe especificamente o que é Inconel? Sabe em quais ambientes pode ser utilizado? Como somos procurados diariamente para realizar aplicações com revestimentos de Inconel, resolvemos responder essas questões.

Inconel é uma família de superligas de níquel-cromo. Ela tem como seu principal elemento o Níquel e, normalmente o Cromo como segundo elemento. Essa família de ligas foi desenvolvida na década de 1940, por pesquisadores ingleses. A sua composição varia em função do ambiente ao qual será submetida. Existem inúmeras ligas de Inconel, mas a mais popular delas é o INCONEL 625, devido a sua versatilidade para proteção contra a corrosão de superfícies em ambientes de corrosão severa, inclusive em temperaturas elevadas.

As ligas de inconel são resistentes ao desgaste por corrosão e oxidação e foram especialmente desenvolvidas para aplicações em altas temperaturas e pressão. Quando submetidos à temperaturas elevadas, o Inconel forma uma camada espessa e estável de óxido que protege a superfície das peças do ambiente ao qual estão expostas. Podem ser utilizadas para proteção à corrosão de componentes que trabalham em ambientes ácidos, como, por exemplo, do ácido sulfúrico. Pra quem precisa realizar ensaios voltados pra avaliação do desgaste por corrosão, recomendamos o LACOR, laboratório especializado nesse mecanismo de desgaste.

O inconel é normalmente aplicado por processo de soldagem. Nesse processo, o revestimento é aplicado com espessuras superiores a2 mm e vão ter união metalúrgica com o substrato. Nos últimos anos, a aplicação pelo processo de aspersão térmica vem ganhando espaço pelas equipes de gestão da manutenção devido à velocidade de aplicação, qualidade técnica e menores custos.

Quer saber mais sobre o processo de aspersão térmica? Leia o artigo: Aspersão Térmica – você sabe o que é?  

A aplicação do Inconel pelo processo de aspersão térmica é vantajoso por que a característica do revestimento já é alcançado com poucos décimos de espessura devido a não haver diluição com o substrato. Devido a essa característica, a camada aplicada fica bastante uniforme e, se necessitar de acabamento, requer pouca remoção de material. O volume de matéria prima utilizado é bem inferior e, consequentemente, o custo final também.

Esses materiais também podem ser aplicados por processo de PTA e Laser Cladding. Nesse último caso, a grande vantagem é a possibilidade de aplicação de camadas com espessuras finas com união metalúrgica ao substrato.

Como ele é aplicado na indústria?

Superligas à base de níquel apresentam, geralmente, uma resistência mecânica e capacidade de suportar altas taxas de tensão sem correr o risco de romper, sendo assim, a soldagem com Inconel possui ótimas propriedades  quando aplicada em peças que precisam suportar meios mais agressivos, resistindo, como dito anteriormente, à cenários de altas temperaturas e pressão.

Para você entender melhor como ele suporta esses cenários, essa liga se mantém estável, tendo suas propriedades mecânicas estáveis em temperaturas baixíssimas, sendo inferiores a 0ºC, ou até mesmo em temperaturas extremamente elevadas, pouco acima de 1000ºC.

Desse modo, quando falamos em meios industriais mais robustos, em que o volume de produção tende a ser muito mais alto, os níveis de componentes que são fabricados que possam vir a se tornar problemáticos ou defeituosos, deve ser o mínimo possível, sendo assim, torna o Inconel como peça chave para que seja a melhor solução de aplicações de revestimento.

Quais são as principais ligas de inconel e quais as suas características?

As ligas de Inconel, conhecidas por sua resistência excepcional à corrosão e altas temperaturas, abrangem uma ampla gama de composições, cada uma projetada para atender a requisitos específicos em ambientes desafiadores. Aqui estão algumas das principais ligas de Inconel, destacando suas características e aplicações típicas:

Inconel 600

  • Composição: Cerca de 72% Ni, 14-17% Cr, 6-10% Fe, além de pequenas quantidades de Mn, Cu, Si e C.
  • Características: Excelente resistência à oxidação em altas temperaturas, boa resistência à corrosão em uma variedade de ambientes, resistência a cloro e ácido clorídrico.
  • Aplicações: Utilizada em fornos, tratamento térmico e processamento químico.

Inconel 625

  • Composição: Aproximadamente 58% Ni, 20-23% Cr, 8-10% Mo, 3.15-4.15% Nb, além de Fe e traços de Mn, Co, Al, Ti, Si e P.
  • Características: Alta resistência à corrosão em ambientes marinhos, excelente resistência à fadiga, à corrosão por pite e à corrosão sob tensão em água do mar.
  • Aplicações: Amplamente usada em componentes marítimos, trocadores de calor, sistemas de propulsão em submarinos e na indústria aeroespacial.

Inconel 718

  • Composição: 50-55% Ni, 17-21% Cr, 4.75-5.5% Nb, 2.8-3.3% Mo, 1% Co, além de pequenas quantidades de Al, Ti, Mn e Si.
  • Características: Boa resistência mecânica, alta resistência à corrosão, notável capacidade de ser endurecida por precipitação.
  • Aplicações: Muito usada em componentes de turbinas a gás, motores aeroespaciais, e dispositivos de perfuração de petróleo e gás.

Inconel X-750

  • Composição: Aproximadamente 70% Ni, 14-17% Cr, 5-9% Fe, 0.7-1.2% Ti, 0.4-1% Al.
  • Características: Alta resistência à tração, resistência à corrosão e à oxidação, boa performance em temperaturas de até 704°C.
  • Aplicações: Utilizada em molas, vedantes, e componentes de turbinas a gás que exigem alta resistência à fadiga.

Inconel 725

  • Composição: Similar ao Inconel 625, mas com adição de elementos que permitem endurecimento por precipitação.
  • Características: Combina a resistência à corrosão do Inconel 625 com uma maior resistência mecânica, obtida através do tratamento térmico.
  • Aplicações: Indicada para aplicações que exigem alta resistência mecânica e à corrosão, como fixadores, ferramentas de perfuração e componentes de válvulas.

 

Onde o Inconel por ser aplicado?:

1 – Vasos de pressão que operam com produtos químicos, especialmente ácidos

2 – Hastes de termopares

3 – Peças de caldeiras – em componentes que trabalham em alta temperatura, com existência de componentes ácidos

4 – Rotores de bombas – especialmente em equipamentos que processam produtos químicos;

5 – Turbo alimentadores;

6 – Caldeiras de resíduos incinerados.

Onde NÃO utilizar o revestimento de Inconel?

Os revestimentos das superligas de níquel não são boas escolhas para superfícies que trabalham em superfícies de peças que estão submetidas a mecanismo de desgaste abrasão. Quando aplicado por aspersão térmica, não aconselhamos a utilizamos em superfícies que sofrem qualquer tipo de impacto de partículas sólidas, sob pena que ocorrer desplacamento do material aplicado.

Aqui na Rijeza, aplicamos esse tipo de revestimento. Já realizamos aplicações pra clientes de todos segmentos da indústria. Se você precisar de suporte técnico ou necessitar de orçamento, entre em contato conosco por telefone, e-mail ou whats app e colocamos em você em contato com nossa equipe de engenheiros de materiais. Nós também preparamos um material em pdf,  com um resumo de todas essas informações técnicas apresentadas nesse texto, contendo além disso, os ensaios de desempenho que realizamos no nosso centro de pesquisa e tecnologia. Pra baixar o datasheet do Inconel 625, basta acessar o link a seguir.

Datasheet

Inconel 625

Conheça as características técnicas, benefícios, aplicações e limitações do revestimento Inconel 625.

Revestimentos relacionados

Confira os revestimentos tratados neste estudo de caso para solucionar os problemas de desgastes:

Revestimento de inconel 625

Inconel 625

Revestimento Metálico

Qual a sua necessidade?

Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

      Desgastes relacionados

      Confira os tipos de desgastes tratados neste artigo:

      Indústrias atendidas

      Confira as indústrias atendidas neste artigo:

      Quer aumentar a vida útil de suas peças?

      Entre em contato conosco para que possamos lhe auxiliar na escolha do melhor tipo de revestimento.

      Quer aumentar a vida útil de suas peças?

      Entre em contato conosco para que possamos lhe auxiliar na escolha do melhor tipo de revestimento.

      Agradecemos pelo seu interesse!

      Em breve retornaremos o seu contato.

      Qual a sua necessidade?

      Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

          Qual a sua necessidade?

          Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

              Qual a sua necessidade?

              Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                  Qual a sua necessidade?

                  Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                      Qual a sua necessidade?

                      Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                              Qual a sua necessidade?

                              Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                                  Entre em contato

                                  Para entrar em contato conosco, preencha os campos a seguir:

                                    Agradecemos pelo seu interesse!

                                    Faça o download deste material clicando no botão a seguir:

                                    ×

                                    Olá!

                                    Clique no contato abaixo para iniciar uma conversa:

                                    × Precisa de ajuda?