Facão de plantadeiras de soja: Aumento de vida útil superior a 500%

Facão de plantadeira de soja plantio direto

A boa manutenção e regulagem de uma plantadeira é fator decisivo para o agricultor conseguir atingir bons resultados na colheita de uma determinada cultura (como a soja, por exemplo). As peças desse tipo de equipamento operam em ambiente bastante agressivo e, quando desgastadas, trabalham de forma ineficiente.

Substituir peças desgastadas por peças novas é uma importante estratégia para o equipamento realizar o seu trabalho com eficácia, mas a utilização de peças de baixo desempenho pode resultar em necessidades de paradas de manutenção corretiva para sua substituição. 

A parada para substituição de peças durante a janela de plantio pode trazer 3 grandes prejuízos para o produtor:
1 - Necessidade de ter maior número de equipamentos disponíveis durante a janela de plantio
2 - Perdas de produtividade da cultura
3 - Elevados custos de manutenção devido a necessidade de substituição de peças.

O desenvolvimento de um facão com revestimento de carboneto de tungstênio proporcionou resultados importantes para um produtor de soja no Rio Grande do Sul. 

O revestimento aplicado à superfície do facão da plantadeira de soja possui elevadíssima resistência ao desgaste por abrasão do solo e proporcionou 3 grandes ganhos:

1 - Eliminou em 100% a necessidade de substituição de peças durante o plantio

2 - Reduziu o custo de manutenção devido a substituição de peças em mais de 60%

3 - O produtor conseguiu manter, em toda a lavoura, a largura e profundidade adequada do canal onde a semente é depositada.

4 - Reutilização da mesma peça.

O plantio direto, associado às tecnolgias de agricultura de precisão, proporcionam grandes resultados de produtividade para o produtor. O desenvolvimento de peças de materiais de alto desempenho está cada vez mais associado e contribuindo para a melhoria desse desempenho.

Quer conhecer outras aplicações em equipamentos agrícolas? Baixe o material sobre Revestimentos Contra Desgastes para a Indústria Agrícola