Case de Sucesso: Rijeza e Jartec se unem para aumentar disponibilidade de equipamentos de fundição.

Carcaça de válvula de misturador de areia na fabricação de modelos de fundição

O desenvolvimento de soluções em parceria tem se mostrado uma solução bastante inteligente para gerar resultados expressivos para os clientes. Essa premissa tem sido cada vez mais reforçada por que quando empresas conseguem unir pontos de conhecimento as chances de erro ficam muito reduzidas.

Nesse texto, queremos apresentar uma experiência que tivemos na solução apresentada para uma importante indústria de fundição para solucionar o problema de desgaste de uma válvula de um misturador de areia. A Rijeza uniu esforços com a empresa Jartec, de Joinvile, para desenvolver uma solução conjunta. Uma das empresas com o conhecimento de sistemas de automação e outra com conhecimento de desgastes e materiais.

O misturador de areia possui uma válvula que elimina a areia excedente do processo. A areia passa pelo seu interior úmida e em alta velocidade. Esse ambiente, extremamente agressivo, gera um desgaste elevado na peça. A vida útil, na melhor hipótese: 2 meses. O desgaste dessa peça ocasionava 3 graves problemas para a empresa:

1 - Paradas de máquinas para substituição de peças

2 - Perdas de produção

3 - Custos de manutenção elevados devido a necessidade de recuperação da peça que tem valor agregado elevado.

Para desenvolver esse projeto, foi elaborado um ciclo de desenvolvimento que compreende desde a etapa de levantamento de dados, até a definição de uma nova proposta, testes no centro de pesquisa e tecnologia e validação. A peça só foi colocada em operação após ser constatado que a solução desenvolvida teria um bom potencial de aumento de vida útil.

 

A peça desgastada foi analisada no Centro de Pesquisa e Tecnologia da Rijeza e uma nova solução foi desenvolvida.

O primeiro passo, foi analisar o ambiente de trabalho, assim como caracterizar o mecanismo de desgaste que estava atuando sobre a superfície da peça.

Com todas as informações coletadas, foi possível desenvolver uma nova alternativa de revestimento para proteger a superfície da peça. Essa revestimento precisava ser muito resistente à corrosão e erosão, devido às condições ambientais encontradas.

No teste de verificação realizado no Centro de Pesquisa e Tecnologia, foi identificado um grande potencial de aumento de vida útil. O nível de desgaste encontrado na solução proposta foi 50 vezes inferior.

Os resultados encontrados no Centro de Pesquisa e Tecnologia estão se confirmando na prática. A peça foi revestida e montada no equipamento para validação. Os resultados até o momento são surpreendentes. Eles proporcionaram 4 grandes ganhos para a empresa:

1 - Aumento da durabilidade da peça em mais de 150% até o momento (e continua intacta)

2 - Redução da necessidade de recuperação de peças

3 - Aumento significativo da disponibilidade do equipamento para produção

4 - Redução do custo de manutenção.

Quer conhecer os dados completos desse desenvolvimento? Baixe aqui o material desse case de sucesso em PDF.

Galeria de fotos: 
< >
<
>